segunda-feira , 16 setembro 2024

Filme sul-coreano “12.12: The Day” concorre à indicação ao Oscar 2025

46
"12.12: The Day" concorre à indicação ao Oscar 2025

O filme sul-coreano 12.12: The Day foi oficialmente selecionado pela Coreia do Sul como seu representante na corrida pelo Oscar 2025. De acordo com o Korean Film Council (KOFIC), a obra foi escolhida por unanimidade para concorrer na categoria de Melhor Filme Internacional na 97ª edição do Oscar. A decisão foi fundamentada na alta qualidade técnica e artística do filme, que, segundo o júri, equilibra perfeitamente a tensão dramática, a direção impecável e uma visão singular da história.

Escolha Unânime pelo Korean Film Council

Em comunicado, o KOFIC destacou:

“Não houve praticamente nenhuma divergência quanto ao nível de realização do filme. A direção habilidosa eleva as atuações dos atores a um patamar superior, enquanto a mise-en-scène reflete uma visão extraordinária da narrativa”.

Além disso, o conselho ressaltou o impacto temático do filme, afirmando:

“Acreditamos que a representação do carisma ilusório e a satirização do mal, presentes nesta obra, poderão ressoar com o Oscar, dado o contexto atual dos temas abordados”.

O Processo de Seleção para o Oscar

O Processo de Selecao para o Oscar

Cada país pode inscrever apenas um filme na categoria de Melhor Longa-Metragem Internacional, e para que “12.12: The Day” avance no processo, precisará primeiro ser incluído na lista de finalistas, que será anunciada no final deste ano. A lista costuma conter aproximadamente o dobro do número de indicados finais, e somente os filmes que passarem por esta seleção preliminar terão chances de disputar a estatueta. Vale lembrar que a Coreia do Sul envia filmes anualmente para essa categoria, com “Parasita”, de Bong Joon Ho, sendo o único a vencer tanto o prêmio de Melhor Filme Internacional quanto o de Melhor Filme, em 2020.

Parasita vence o Oscar em 2020

A História de “12.12: The Day”

“12.12: The Day” retrata os eventos de 12 de dezembro de 1979, um dos períodos mais conturbados da história política da Coreia do Sul. Naquele momento, o país estava imerso em uma profunda crise após o assassinato do presidente Park Chung-hee e a subsequente declaração de lei marcial. O filme foca nos conflitos entre o chefe do Comando de Segurança de Defesa, Chun Doo Kwang (interpretado por Hwang Jung Min), que lidera um golpe militar, e o obstinado Comandante Lee Tae Shin (vivido por Jung Woo Sung), que se opõe às ambições políticas dos militares.

Sucesso de Público e Expectativas para o Oscar 2025

Desde seu lançamento em novembro do ano passado, o filme atraiu mais de 13 milhões de espectadores nos cinemas, consolidando seu sucesso entre o público e a crítica. A cerimônia da 97ª edição do Oscar está programada para acontecer em março de 2025, e as expectativas em torno de “12.12: The Day” são grandes. Caso o filme consiga conquistar uma indicação, ele poderá seguir os passos de Parasita, reafirmando a crescente relevância do cinema sul-coreano no cenário global.

Não deixe de conferir: Os Melhores Doramas Policiais de Todos os Tempos

Não perca as melhores recomendações dos Melhores Doramas e fique por dentro de tudo que acontece no viki Rakuten e na Netflix.

Escrito por
Mila Araujo

Redatora, sonhadora e eterna apaixonada pelas intricadas tramas de amor que só os doramas asiáticos sabem contar. Sou uma entusiasta da cultura asiática, explorando os mais envolventes dramas de romance que cruzam continentes para tocar corações.